
Se você, assim como eu, aprendeu a dirigir em um carro manual e acha que o câmbio manual entrega mais sensibilidade ao dirigir, essa avaliação é pra você. Em um mundo cada vez mais voltado para a eletrificação, eficiência e comodidade, com transmissões automáticas cada vez mais evoluídas, de alta performance e carros recheados de tecnologia, a Ford conseguiu unir o melhor dos mundos,
A marca fez o perfeito balanço entre modernidade e tradição ao lançar o Ford Mustang GT Performance Manual. A bravata da frase de lançamento: “Mustang Manual, até que seja ilegal”, ou a hashtag “savethemanuals”, soam como quase que um grito de resistência para os puristas, até pelo fato do Mustang manual ser um carro para poucos. Não por ser manual ou por ter um V8, mas sim por ser uma edição limitada a apenas 200 unidades. Um presente à altura da celebração dos 60 anos do Mustang e uma homenagem à paixão pela direção “raiz”. Uma ode à alegria de se estar atrás do volante.
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Fonte: Motor1 Brasil
O grande diferencial, claro, é o câmbio manual de seis marchas, com engates precisos e embreagem macia. O câmbio automático de 10 marchas é mais rápido nas trocas de marcha, mas o manual transforma a experiência de conduzir o Mustang ainda mais visceral, conectando ainda mais o motorista a máquina e permitindo você deixar o carro “pronto” para usar torque e performance como desejar e está muito bem casado com o motor Coyote 5.0 litros V8 de 492 cavalos de potência e 57,8 kgfm de torque.
Mas por que ele agradaria a todos? Se o V8, câmbio manual, acabamento primoroso, placa numerada decorativa, bancos Recaro semi concha, visual esportivo e uma multimídia com Apple Carplay e Android Auto sem fio não te convenceram, talvez alguns atributos ajudem, como o Rev Match. Em uma redução de marcha o carro sincroniza a rotação do motor com a velocidade da transmissão, fazendo um punta-taco eletronicamente, garantindo assim uma redução sem bloqueio das rodas traseiras ou trancos.
E se você gosta de fazer você mesmo, tem a opção de desligar o sistema. Outro que veio para facilitar a vida é o Flat Shift, que permite a troca ascendente de marcha sem tirar o pé do acelerador, permitindo uma troca mais rápida, visando performance. Controle de tração e estabilidade estão lá também, e são desligáveis. Em suma, um carro que tem todas as babás eletrônicas que podem ser ligadas ou desligadas.
A suspensão é ativa, permitindo ficar mais macia ou mais firme. As rodas são de 19” pintadas em bronze. Os freios são Brembo de alta performance. O 0 a 100 km/h é feito em cerca de 4,3 segundos e a velocidade máxima é limitada eletronicamente em 250 km/h. Quatro modos de abertura do escapamento, permitindo a escolha entre silencioso, normal, esportivo e pista. Ou seja, você escolhe qual sinfonia do V8 quer ouvir ou não ouvir nada. Freio de mão é eletrônico, mas tem uma alavanca que simula o freio convencional e permite manobras.
Avaliação especial: Ford Mustang manual
Foto de: Motor1 Brasil
Sim, ele tem um modo de drift e outro modo para fazer burnout, que nada mais é do que aquecer os pneus para uma prova de arrancada.
O Mustang também conta com 6 modos de condução personalizáveis, além dos modos de fábrica variando entre normal, esportivo, pista, pista de arrancada e piso escorregadio. Com isso, você adequa o carro ao que precisa.
O painel de instrumentos digital e conta com vários modos de customização. Permite até que você escolha painéis de Mustang clássicos, que simula o visual dos mostradores analógicos antigos ou um visual moderno, com poucas informações, voltado para condução em pista, com opção de mostrar qual a porcentagem de gasolina no tanque ao invés de mostrar quantos quilômetros tem, ajudando a condução em pista, já que o consumo varia muito nessa condição.
Foto de: Ford
Dirigir um Mustang manual, te trás uma rebeldia automática (pegou o trocadilho?). Os engates do cambio são extremamente precisos e o V8 com sua sinfonia, arrancam sorrisos por onde passa. No trânsito, o entusiasmo ao dirigir te faz esquecer que é um carro manual e, mesmo no pior dos engarrafamentos, você troca de marcha feliz. O motor é extremamente elástico e potente, aliado a um câmbio bem escalonado, o que permite que você não troque de marcha toda hora para não deixar o carro apagar.
A suspensão ativa, permite um ajuste que entrega um pouco mais de conforto ou um pouco mais de firmeza, adequando ao asfalto que você está dirigindo. Você deve estar se perguntando do consumo, mas aqui ele se torna irrelevante. Talvez a resposta “sorrisos por litro” seria mais adequada do que responder 6,1 km/l na cidade e 11 km/l no rodoviário.
Mas a exclusividade tem um preço: R$ 600.000 que você não pode mais pagar. Segundo a Ford, todas as 200 unidades já foram vendidas.
Um Mustang que já nasce como colecionável. Manual e 200 unidades somente, com a promessa de agradar desde o mais entusiasta até o motorista comum que, com certeza, viraria um entusiasta a bordo.
Fotos: David Costa e Rodrigo Perini (para o Motor1.com Brasil) e Divulgação